quarta-feira, 4 de abril de 2007

Desktop na WEB e WEB no Desktop - RIA

No começo das minhas experiências com internet, vislumbrava a idéia de ter Aplicações WEB no mesmo estilo das convencionais Desktop, logo vi que ainda não era hora. Mas o vento mudou de direção e dias melhores vieram.

WebService, DOM, FLASH, AJAX, Frameworks, Padrões de Projeto e mais uma infinidade de nomes e siglas que todo desenvolvedor WEB quer interagir, deram origem a sites bem interessantes como Google Maps, Yahoo Mail, Visual Migration e Tom e-Learning. Com isso, considero as aplicações RIA a integração da funcionalidade do Desktop com a flexibilidade da WEB.

Me anima muito a possibilidade de não precisar mais de um processador de texto tradicional, simplesmente porque ele funcionaria via WEB. Posso acessar meus modelos, documentos, rascunhos e tudo que quiser em qualquer lugar e em qualquer SO, pois a plataforma agora é a própria WEB.

Trabalho colaborativo global, e-learnig e várias outras iniciativas que seriam muito difíceis de implementar sem aplicações RIA agora são viáveis. O que mais essa nova filosofia de desernvolvimento de sites pode mudar a sua vida?
Pense nisso e comente!

Nenhum comentário: