segunda-feira, 9 de julho de 2007

Primeiros passos com Linux Ubuntu

Estou usando Linux e vou compartilhar minha experiência de instalar o Ubuntu.

Realmente foi bem fácil instalar, apenas fiz o download do Ubuntu no site, rodei o live, e mandei instalar no HD. Minha irmã e minha esposa que usam apenas a Internet nem reclamaram da mudança.

Mesmo que você tenha uma processador 64bits, não instale o Ubuntu64. Tive dificuldades enormes para instalar programas. Por exemplo o firefox64 e o player flash são incompatíveis. Usei o Ubuntu 7.04 e meu HD sata e a conexão de rede foram automaticamente reconhecidas, já que o Ubuntu 6 reconhece HD mas quando tento instalar, trava o sistema.

Comecei instalando o Compiz Fusion no meu Ubuntu, ele traz efeitos impressionantes para o Desktop.

Como desenvolvedor WEB precisei usar o LAMP ( Linux + Apache + MySQL + PHP ) e ativar o mod_rewrite.

Para abrir RAR e ZIP digite os seguintes comandos
apt-get install rar
Depois, 'crie' o comando unrar:
ln -s /usr/bin/rar /usr/bin/unrar

E por fim instalei o Google Earth for Linux, que não podia faltar, eheheh

Os primeiros passos são difíceis mas não desista, vale a pena.
Conforme for surgindo a necessidade irei instalando os programas e publicando como os resultados.


Nenhum comentário: